DARWIN NO BRASIL

Esta é uma dica da amiga Cristina Lasaitis, escritora de mão-cheia que precisa voltar urgente a produzir seus fantásticos textos.

A ideia era fazer um álbum de quadrinhos baseado no Diário de viagem do Darwin. Especificamente da sua passagem pelo Brasil.

E uma das primeiras coisas que eu tive que me acostumar, foi com a imagem dele, bem mais novo quando esteve à bordo do Beagle descobrindo e explorando a vida selvagem do país.

Era essa figura daí de cima que me guiaria pelo álbum todo. E essa era aúnica referência que eu tinha.

Aí então começou a minha aventura!

A primeira vez em que eu ouvi falar sobre Darwin, foi no tempo em que eu estudava no Colégio Estadual Deodato Linhares, em Miracema, noroeste do estado do Rio.

A professora, Bebel, dava aula de Biologia, mas de uma maneira meia conceitual, com citações filosóficas e leves entradas na área psicológica, de maneira que deixava a matéria bem mais interessante. Isso no final dos anos 70.

O tempo se passou. Larguei os estudos, meti a cara na minha carreira. Fiz montanhas de charges, ilustrações, cartuns e quadrinhos. Casei, descasei, mudei de cidades várias vezes.

No dia 28 de junho de 2008, num sábado, eu leio em O Globo, o início de uma minissérie sobre os 150 anos da Teoria da Evolução de Darwin. Essa minissérie, muito boa por sinal, dura cinco dias alternados e me sacode. Toda vez que isso acontece, eu guardo os jornais pra uma consulta que vai acontecer, mesmo sem saber como. Um dia eu tenho que começar a escrever a Teoria da Criação!…

Mas uma coisa que me chamou a atenção nessas matérias de O Globo foi a viagem de Darwin pelo Brasil. O que sempre foi mais divulgado era a viagem de Darwin pelas Galápagos. São famosas as fotos de lagartos, iguanas e tartarugas gigantes. Era a imagem que tinha ficado em minha mente, quando eu pensava em Darwin.

Mas a passagem pelo Brasil, foi bem detalhada nessas matérias do jornal, que algo começou a “fermentar” em algum canto da minha cabeça (eu nunca sei aonde se processa a centelha da Criação!) e eu percebi que ali tinha samba!
>> DARWIN NO BRASIL – por Flávio Dealmeida

DarwinViaje junto com Darwin por terras brasileiras na primeira História em Quadrinhos da vieira & lent.

Darwin embarcou no Beagle com apenas 22 anos e durante sua estadia no Brasil viveu intensamente todos os acontecimentos, ficou indignado com a escravidão e maravilhado com a exuberância da floresta tropical. Participou de muitas aventuras. Conheceu o carnaval de Salvador, viajou a cavalo pelo interior do Rio de Janeiro, morou em uma casinha em Botafogo, provou comidas típicas pelo interior, adentrou a floresta e se encantou com a descoberta de plantas e insetos. Entregou‐se com tanta intensidade à viagem que até descobriu o significado da brasileiríssima palavra saudade.

Comentários encerrados.

