FANTASTICON 2009: “STEAMPUNK E OS NOVOS RUMOS DA FICÇÃO CENTÍFICA”

Você sabe o que é Steampunk?

É um movimento? Uma moda? Um lifestyle? Um novo gênero literário? Tem brasileiro metido nisso? Para você não ficar com cara de bobo quando ouvir essa palavra, assista agora mesmo ao especial Steampunk da TV Cronópios.


 
A TV Cronópios apresenta uma mesa-redonda do evento Fantasticon 2009 – Simpósio de Literatura Fantástica A proposta é que todas as atividades do evento sejam colocadas no ar o mais breve possível. Os vídeos estão sendo colocados no ar aos poucos.

Steampunk e os Novos Rumos
da Ficção Científica:
Mesa-redonda com Bruno Accioly,
Gianpaolo Celli e Fábio Fernandes

Este programa é resultado de numa parceria com o Fantasticon 2009. Evento organizado por Silvio Alexandre, em uma realização da Biblioteca Temática de Literatura Fantástica Viriato Corrêa, do Sistema Municipal de Bibliotecas e da Secretaria Municipal de Cultura. Com o apoio do GELF (Grupo de Estudos de Literatura Fantástica), da Fly Cow Produções Culturais, da Cálamo Editorial, do CLFC (Clube de Leitores de Ficção Científica), da OPELF (Oficina de Produção e Estudos de Literatura Fantástica) e da TV Cronópios.

Sinopse: Criativos, retrofuturistas no estilo e no comportamento. Esses são alguns dos conceitos do Steampunk, um gênero de ficção que explora um “mundo alternativo” movido a vapor (”steam”). Assim, temos uma fusão de “era vitoriana” com “futuro pós-apocaliptico” ou “punk” no sentido de transgredir o hoje e o passado. Algo com muitas engrenagens, com grandes zepelins voando pelos céus e seus respectivos piratas, um misto de roupas vitorianas com tecnologias que parecem do nosso tempo. Mais do que nunca, surgem novos e talentosos autores na atual Ficção Científica que expandem as barreiras do gênero. E os editores fazem a sua parte: buscam rótulos para categorizá-los. No meio de tantos rótulos e inovações, o que exatamente eles representam?

Fabio Fernandes é jornalista, tradutor e dramaturgo. Seus contos foram publicados no Brasil, Portugal, Romênia e Estados Unidos. Publicou a coletânea de contos “Interface com o Vampiro” (Writers) e “A Construção do Imaginário Cyber” (Anhembi Morumbi). É Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e professor pela mesma instituição. Foi curador do “Invisibilidades II” (2008), do Instituto Itaú Cultural, evento voltado para a Ficção Científica, e fará a curadoria da terceira edição, ainda em 2009.

Gianpaolo Celli, além administrador de empresas, é escritor e editor. Estudioso de ocultismo, esoterismo e mitologia. Tem matérias e aventuras-solo de fantasia na revista Dragão Brasil; é colunista do site de neopaganismo “Tribos de Gaia”; co-autor da coleção Necrópole: “Histórias de Vampiros” (2005), “Histórias de Fantasmas” (2007) e “Histórias de Bruxaria” (2008); das coletâneas “Visões de São Paulo – Ensaios Urbanos” (2006) e “Paradigmas, volume 3″ (2009), e co-editor e co-autor dos livros “Histórias do Tarô” (2008) e “Steampunk” (2009).

Bruno Accioly é empresário da área de tecnologia, editor da revista de internet OutraCoisa.com.br, co-fundador do Conselho SteamPunk e responsável pela loja Rio de Janeiro. Crítico da forma como o homem se relaciona com a tecnologia, é estudioso de Filosofia e seu rebento mais bem sucedido, a Ciência. Especialista em Usabilidade – disciplina que lida com a interação homem/máquina – atua na área há mais de dez anos enquanto divide seu tempo como redator e ficcionista.
 
Produção/vídeo: Egle Spinelli, Thiago Augusto e Pipol.


Assista agora | Clique aqui

Link: http://www.cronopios.com.br/tv-cronopios-palestras/steampunk.html

Anúncios

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: