‘GALERIA DO SOBRENATURAL – JORNADAS ALÉM DA IMAGINAÇÃO’: LANÇAMENTO EM SÃO PAULO

Galeria_conviteA

“Há uma quinta dimensão além daquelas conhecidas pelo Homem. É uma dimensão tão vasta quanto o espaço e tão desprovida de tempo quanto o infinito. É o espaço intermediário entre a luz e a sombra, entre a ciência e a superstição. E se encontra entre o abismo dos temores do Homem e o cume dos seus conhecimentos. É a dimensão da fantasia. Uma região… Além da Imaginação”! 

Essa era a narração que dava início aos episódios da série Além da Imaginação (The Twilight Zone, 1959/1964), criada por Rod Serling. Um grande marco, e ainda hoje, referência da história da TV.

Seus enredos envolventes e seu formato inusitado para a época formaram toda uma escola de “contadores de histórias” da telinha. Seus episódios com temática fantástica, abordando e apresentando de forma peculiar histórias com elementos sobrenaturais ou inexplicáveis, como mundos paralelos, robôs, viagens no tempo ou espaciais, alienígenas, assombrações, fantasmas, vampiros, demônios, monstros e todos os tipos de situações misteriosas e estranhas ambientadas na chamada “Zona do Crepúsculo”, ainda hoje servem de exemplo de como narrar uma história.
 
Mas, muito além do que contar boas histórias de ficção científica, fantasia e horror, a série teve a virtude de fazer o telespectador pensar quando, nos anos 50, a TV estava mais interessada em entreter o público com programas inofensivos. Em Além da Imaginação, o importante mesmo era colocar o telespectador diante de situações para refletir sobre a atual condição de nossas vidas e para podermos melhorar como indivíduos e sociedade, além de mostrar que a experiência humana vale à pena, apesar de todas as dificuldades que lhe são impostas

Esta antologia de histórias sobrenaturais evoca esse espírito de reflexão e presta uma homenagem, em seu cinquentenário, à criação de Rod Serling, que usou da ficção científica, da fantasia e do horror como instrumentos para expor suas idéias.

Para ele, a condição humana só tem sentido se for para o aperfeiçoamento moral, espiritual e intelectual. Os seres humanos podem aprender a lidar com a vida de uma maneira mais satisfatória, tirando lições das situações em que se envolvem e onde é possível apresentar as contradições humanas. Sem isso, a existência humana se torna um pesadelo sem sentido, como Serling mesmo mostrou em várias de suas histórias.

Silvio Alexandre é idealizador e organizador do “Fantasticon – Simpósio de Literatura Fantástica”

“Entraremos numa dimensão não só de imagem e som,
mas da mente. Sua fronteira ultrapassa a imaginação.
Um cartaz diz: Próxima Parada: Zona do Crepúsculo.”

Andréa del Fuego
Braulio Tavares
Cavani Rosas
Cláudio Brites
Cláudio Villa
Danny Marks
Fábio Fernandes
Giulia Moon
Jana Lauxen
Lúcio Manfredi
Luís Filipe Silva
Márcia Olivieri
Mário Carneiro Jr.
Max Mallmann
Miguel Carqueija
Octávio Aragão
Regina Drummond
Shirley Souza
Tatiana Alves

Anúncios

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: