MOTION COMIC, O INOVADOR “QUADRINHO ANIMADO”

null

A coluna de hoje traz uma ótima dica de DVD para comprar ou alugar: “Watchmen − o completo motion comic” (Warner). Trata−se de uma animação em cima da revista em quadrinhos original, dividido em 12 episódios. A proposta surgiu quando Zack Snyder dirigia o filme baseado no romance gráfico. Os atores olhavam sempre o livro como referência antes das cenas, como um storyboard, e Jake Hughes sugeriu transformar Watchmen num quadrinho animado, com duração de quase seis horas.

A ideia inovadora colocou som e movimento às páginas desenhadas nos anos 80 por Dave Gibbons. Os personagens e o cenário se mexem apenas o suficiente. Há também uso de cores que não são as primárias, e sim tons de roxo, verde e laranja, como na HQ original.

“O desafio era: como eu posso pegar todos esses quadros e uni−los em uma cena usando apenas a arte que estava na página?”, explica Jack nos extras do DVD duplo. “A DC Comics mandou toda a arte original e nós recortamos os detalhes, as partes do corpo dos personagens, como diferentes camadas”. Páginas de quadrinhos viraram cenas e até uma versão em 3−D da cidade foi projetada.

A supervisão de Gibbons foi importante, sobretudo nos detalhes. “O apresentador de TV dos anos 50 é o mesmo que aparece nos anos 80 mais velho, de cabelos brancos”, exemplifica Jake. Claro que a tecnologia de hoje permite um monitoramento diferente dos anos 80, quando Gibbons desenhou a série. “A área da imagem no iPhone é quase exatamente igual a um painel de história em quadrinhos”, exalta o artista, “minhas enteadas adoraram!”. De fato, Jake e sua equipe criaram “um jeito diferente de ver quadrinhos que torna acessível a qualquer um”.
>> JORNAL DO BRASIL – por Pedro de Luna

Anúncios

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: