STEAMPUNK: 3ª FANTÁSTICA JORNADA NOITE ADENTRO

steampunk fantastica jornada steampunk SteamPunk   Fantástica Jornada Noite Adentro III

SteamCon: Vem sendo veiculado que vai ocorrer um evento SteamPunk nos dias 27 e 28 de Novembro de 2009? Quem organizou o evento?

Karl: O evento é organizado pela Biblioteca Viriato Corrêa, em conjunto com Silvio Alexandre e é a terceira edição de um evento que costuma ser organizado com temas diferenciados.

Raul: A Viriato Corrêa é uma biblioteca temática de literatura fantástica. Recentemente chegou a promover eventos do bicentenário de Edgar Alan Poe, ao qual atendemos prontamente.

SteamCon: Qual o envolvimento do Conselho SteamPunk na promoção do evento?

Raul: Silvio se aproximou de nós com a proposta da Fantástica Jornada e o nosso envolvimento foi colaborar com a produção do evento, além do fornecimento de recursos e contatos com artífices e pessoas chave ligadas a produção cultural SteamPunk.

Karl: Perguntou-se o que poderíamos oferecer para o evento, de forma a enriquecê-lo e prontamente nos dispusemos a ajudar.

Que outras instituições estão envolvidas na organização?

Raul: Além da Biblioteca Viriato Correa está participando a Confraria de Idéias, que é um grupo que admiramos muito pelo empenho em atividades ligadas a RPG.

Karl: A Confraria de Idéias vai organizar um Live Action RPG com efeitos especiais, luzes, fumaça, sonoplastia e uma série de recursos destinados especificamente para o Live.

SteamCon: Recentemente, em outra Jornada, ocorreu uma “mesa” sobre SteamPunk. Foi daí que surgiu a idéia do evento?

Raul: Segundo o Silvio Alexandre a idéia foi consequência direta da ocasião deste outro evento e a uma conversa com Bruno Accioly, co-fundador do Conselho SteamPunk.

SteamCon: Quais atrações mais importantes do evento do dia 27 e 28?

Raul: Estão programados um Live Action RPG, um Desfile performático com peças de Lili Angélica, da FetishFurrys, máscaras Vitorianas de Susie Hervatin e acessórios SteamPunk de Naná Hayne, todas já inscritas na Liga de Artífices SteamPunk.

Karl: Vai haver ainda um debate aberto sobre o gênero e sobre o movimento; uma exposição de peças que fazem referência ao estilo; uma apresentação da companhia de teatro Em Cena Ser, de Cristina Gimenezes, com textos selecionados pelo Conselho SteamPunk.

SteamCon: De onde surgiram estas pessoas que produzem cultura SteamPunk?

Raul: A maior parte delas já era interessada pela proposta estética SteamPunk ou conheceram o movimento através do próprio Conselho SteamPunk. Eventualmente todos eles acabaram sendo convidados para a Liga de Artífices SteamPunk.

SteamCon: Qual a importância de eventos como este para a popularização do gênero SteamPunk?

Karl: Creio que principalmente para popularizar, pois ainda existe muita discussão sobre o que é o SteamPunk. Mesmo as pessoas envolvidas com ficção científica ficam confusas acerca de definições e significados. Eventos como este são importante para que as pessoas se sintam compelidas a se envolver.

SteamCon: O evento então vai ser importante para quem não conhece o gênero, o que é muito bom. E quem já é entusiasta de SteamPunk e procura mais do que vem encontrando por aí?

Raul: Para quem já é entusiasta o evento será ainda mais interessante porque teremos mostras de filmes, apresentação teatral, desfile de modelos trajadas com roupas Vitorianas e acessórios SteamPunk, exposições de objetos e jóias dentro da proposta estética do gênero, RPG, livros e o pessoal do Conselho SteamPunk disponível para discutir vários assuntos.

Karl: Vamos ainda levar HQs que fazem alusão ao gênero. Gotham by Gas Light, Master of the Future, Liga Extraordinária. A coletânea de contos SteamPunk – Histórias de um Passado Extraordinários será também vendida por lá. É bom lembrar ainda do lançamento de “Ano Drácula”, livro de Kim Newmam que será lançado no evento. Nem todo mundo considera um livro SteamPunk, invocando o termo romance gaslight, mas se trata de uma obra de referência com certeza.

SteamCon: O Conselho SteamPunk pretende, daqui para diante, essencialmente promover o gênero SteamPunk ou existem outros objetivos ainda não divulgados?

Karl: Com certeza há muito mais. Pretendemos promover não apenas o SteamPunk, mas todo um conjunto de valores e ideais que acreditamos que precisam ser resgatados. Invocar nossa história, nossa cultura e as raízes Brasileiras são prioridade para o Conselho SteamPunk.

Raul: Pretendemos abrir as portas do Conselho SteamPunk para muito mais que os entusiastas de gênero, mas provocar uma revolução na qual os interessados nos demais gêneros literários se sintam a vontade para fazer uso da infra-estrutura e da plataforma cultural desenvolvida pelo conselho.

Karl: Não deixem de aparecer por lá!

Serviço

Biblioteca Pública Viriato Corrêa
Local: R. Sena Madureira, 298. Vila Mariana, zona sul.
Telefone: (11) 5573-4017
Data: Sexta-Feira, dia 27 de Novembro de 2009, com início às 22h
Entrada Franca
Exibir mapa ampliado

Programação

Desfile performático (Dia 27, às 22h)
Um desfile de moda Steampunk composto por modelos feitos a partir de tecidos antigos que quase não se usam mais como o morin, cambraia de linho, juta, fibras vegetais, sendo alguns de seda misturados com alguns elementos feitos artesanalmente como luvas e chapéus.
A estilista Lili Angelika busca a união do romantismo com elementos de uma realidade pós-apocalíptica, inspirado em filmes Cyberpunks, Steampunks e de Fantasia como “Van Helsing”, “Blade Runner”, “Cavaleiro sem Cabeça”, “Stardust”, “A Liga Extraordinária”, entre outros.

Apresentação Teatral (Dia 27, às 22h30)
A atriz Cristiana Gimenes, da Cia Em Cena Ser, apresenta textos Steampunk, selecionados por Karl F.

Bate-papo: Saiba tudo sobre Steampunk (Dia 27, às 23h)
Gerson Lodi-Ribeiro, Bruno Accioly e Karl F. falam sobre os princípios, e o que é Steampunk, sua presença na literatura, no cinema e como sub-cultura. A mediação será de Silvio Alexandre.

Lançamento de livro: “Anno Dracula”, de Kim Newman (Editora Aleph)

Exibição de filmes (dia 27, às 24h; dia 28, às 2h e 4h)

RPG live-action: “Steam-live” (dia 27, a partir da meia-noite)
Durante a madrugada acontecerá o RPG live-action, “Steam-live”. Em breve, mais informações sobre a história e cenário. Coord.: Confraria das Idéias.

Obs.: Para as atividades do teatro é necessário retirar ingresso, sujeito à lotação da sala (101 lugares), no dia 27, a partir das 21h. Durante os intervalos das projeções, ocorrem esquetes teatrais. Após a meia-noite, você pode assistir aos filmes no auditório ou acompanhar o jogo de RPG /Live-action no andar térreo. Para participar do jogo é preciso se inscrever antecipadamente.

>> STEAMCON””’ – por Jack Starman – 3/04/2008

Anúncios

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: