MAURICIO DE SOUSA E OSAMU TEZUKA JUNTOS EM PROJETO

O site Anime News Network postou uma notícia interessante sobre um projeto envolvendo o quadrinista Brasileiro Mauricio de Sousa e o Deus do Mangá Osamu Tezuka, publicado no Jornal Asahi. Apenas como curiosidade para os leitores, a notícia será traduzida fielmente para que nossos leitores saibam o que falaram do nosso grande mestre dos quadrinhos. 

O criador de quadrinhos de 74 anos Mauricio de Sousa entrou num projeto idealizado pelo mangaká Osamu Tezuka, que foi arquivado devido à morte de Tezuka em 1989. Os dois planejaram um filme de aventura, e Sousa está preparando em quadrinhos a história com personagens criados pelo próprio Tezuka. É a primeira vez que um autor de outro país tem a permissão de trabalhar com personagens do Tezuka. 

Enquanto Osamu Tezuka é considerado o Deus do Mangá, Mauricio de Sousa é conhecido como o Disney do Brasil. Seus trabalhos aparecem em quase metade das publicações de quadrinhos do Brasil, e ele celebrou os 50 anos de carreira em 2009. Nascido em São Paulo de uma mistura de Brasileiros e Japoneses e tendo uma esposa descendente de orientais, Mauricio sempre foi fã de Tezuka. Se encontraram em 1984 quando Tezuka deu uma palestra no Brasil, e a amizade durou anos, sendo que um sempre visitava o estúdio do outro. 

Os dois decidiram criar um filme que exalta a paz usando o Astro Boy e a Princesa Safiri (do mangá A Princesa e o Cavaleiro) junto com a Turma da Mônica e outros personagens de Mauricio. Os animês de Tezuka foram exibidos no país, então esses personagens são populares por lá. 

Nas viagens de Mauricio de Sousa, Tezuka o encontrava no aeroporto e os dois comiam juntos. Na viagem de 89 ao Japão, Mauricio recebeu uma ligação da secretária de Tezuka e os dois mudaram a tradição e comeram num hotel. O autor brasileiro lembra que Tezuka parecia adoentado. Tezuka se animou com o papo que durou horas. O mangaká não comentou de seu câncer durante a conversa. 

Semanas depois, Mauricio descobriu que Tezuka havia falecido. Já que Tezuka nunca pôde ajudar na história do filme, Mauricio teve esperanças de continuar o projeto em quadrinhos. Ele encontrou a Tezuka’s Production quando esteve em uma feira do livro na Itália. Ele perguntou se poderia usar a Princesa e o Cavaleiro e outros personagens na história, e eles aceitaram por causa da amizade. 

Mauricio diz que está cumprindo a promessa. A história será sobre pessoas que pretendem defender o mundo da destruição, principalmente da Amazônia. O projeto pretende ser lançado no Brasil em Junho, e logo deve sair uma versão japonesa.
>> ANIME PRO

Anúncios

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: