PEQUENO FORMATO COM QUADRINHOS E HUMOR EM GRANDE FORMATO

Nem sempre a boa produção de HQs e Humor estão disponíveis em livros de grande formato e muitas páginas. Muito menos são divulgadas pela mídia impressa habitual ou estão à venda em grandes redes de livrarias. Mas isso não impede que a qualidade e originalidade também estejam presentes nessas publicações.

Levadas pelo baixo custo de produção e facilidade de exposição e manuseio do produto – sem contar a crise que nos ronda ou a consciência ecológica de não desperdiçarmos materiais – muitas edições independentes têm adotado o pequeno formato (quase do tamanho de um celular ou uma carteira) como uma solução para poder mostrar e divulgar o trabalho de artistas do traço e da palavra.

Destaco aqui três delas que foram lançadas recentemente e que merecem ser conhecidas pelos leitores de quadrinhos e de humor:


ZINE ROYALE #4

É uma grande revista em pequeno formato. Seu número 4, uma edição latino-americana, traz boas HQs de vários artistas brasileiros, um mexicano e uma argentina. Além disso, apresenta uma entrevista com Eloar Guazzelli e um artigo sobre os quadrinhos da América Latina e sua quase inexistência no mercado brasileiro.

Editada com competência pelo quadrinhista Jozz e com o selo do coletivo de produtores de quadrinhos independentes Quarto Mundo, Zine Royale é uma ótima revista que ocupa, com algumas outras publicações, o espaço de revistas de HQ de autor, negligenciado pelas editoras comerciais.
zineroyale.wordpress.com

colecao_tulipio.jpg image by zine_brasil

TULÍPIO Nº 9

Tulípio é uma revista de humor onde o personagem beberrão, criado por Paulo Stocker e Eduardo Rodrigues, protagoniza cartuns com situações e piadas de botequim. Neste número da publicação há várias participações especiais: um cartum de Luiz Gê e textos de Aldir Blanc e Moacyr Luz.

A revista, colorida e muito bem produzida, não é vendida. Ela é distribuída em bares, botecos e algumas livrarias especializadas em São Paulo e no Rio de Janeiro. E Tulípio também acaba de ganhar uma versão em livro (pela Devir), com uma seleção das tiradas bem humoradas desse personagem inspirado no típico brasileiro frequentador de bares pelo Brasil afora.
tulipio.com.br


MACACO ALBINO Nº 2

Macaco Albino é uma criação de Leandro Robles e, para quem ainda não conhece, é uma ótima surpresa. O personagem irreverente, às vezes violento, às vezes reflexivo, tem um quê de Macunaíma. Um Macunaíma atual, que se propõe a escrever best-sellers, se aventura no trânsito maluco e, com seu pavio curto, se revolta contra muitas coisas que fazem parte do dia-a-dia e que nem percebemos como vão minando nossa vida.

Com um humor inteligente e inovador, a revista ainda dá espaço para mais de uma dezena de colaboradores, que enriquecem a publicação e ampliam a visão do personagem. Surgido na tira infantil Escola de Animais, Macaco Albino depois ganhou vida própria, com um conteúdo mais adulto. O site do autor ainda traz uma infinidade de tiras do macaquinho que, com seus companheiros, divide sua vida entre a filosofia e a ação.
escoladeanimais.com

>> TERRA MAGAZINE – por Claudio Martini

Anúncios

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: