“CIRA E O VELHO”: LIVRO DE FANTASIA TRABALHA COM FOLCLORE BRASILEIRO

As lendas e personagens históricos de um Brasil ainda em formação servem como fundo de cena para a narrativa “Cira e o Velho” (232 pp., R$ 29,90), que o ilustrador e publicitário Walter Tierno lança em São Paulo, no próximo dia 22 de julho, na Livraria Martins Fontes. Lobisomens, bandeirantes, reis animais e o Quilombo dos Palmares em seus últimos dias compõem o cenário da história.

Publicado pela Giz Editorial, “Cira e o Velho” é uma história de fantasia. Ou uma fantasia histórica, como prefere o autor. Inspirado por fatos históricos ocorridos no Brasil do final do século XVII e personagens do folclore nacional, o autor mistura fatos e lendas para dar vida a Cira, personagem principal do enredo.

Capa do livro Cira e o VelhoGuerreira e bruxa, amaldiçoada pela morte, parente distante das sereias e filha do cobra Norato, ela busca vingança contra o sertanista Domingos Jorge Velho. Contratado pela irmã de Norato, ele matou a mãe de Cira, a feiticeira Guaracy, e a deixou para morrer, com a garganta cortada.

Valendo-se do seu último suspiro, Guaracy evoca um último encanto para salvar a vida da filha, ainda que isso lhe custe a liberdade. Anos mais tarde, Cira ressurge forte, poderosa e amaldiçoada pela própria Morte, que promete nunca vir para levá-la. Em suas andanças, Cira é acompanhada pela menina Nhá e enfrenta a princesa devoradora de mulheres, o guardião dos pés virados, m’boitatás e lobisomens.

A busca de Cira a leva até Palmares, onde aguarda a chegada do Velho, para o acerto final de contas. Lá, ela lutará ao lado dos palmaristas e verá o grande quilombo ser derrotado pelas forças do Velho. Em um misto de realidade e fantasia, a narrativa tem agilidade e construção consistente, cativando o leitor do começo ao fim.

O livro será lançado em noite de autógrafos na Livraria Martins Fontes Paulista, do dia 22 de julho de 2010, das 18h30min às 21h30min. O livro estará à venda no site da editora, na livraria Martins Fontes, na Bienal do Livro de São Paulo e no Fantasticon. Outros locais serão confirmados em breve.

Uma história de fantasia ou uma fantasia histórica, inspirada no Brasil do final do século XVII. Fatos e lendas se misturam e dão vida a Cira, guerreira e bruxa, amaldiçoada pela morte, parente distante das sereias e filha do cobra Norato. Ela busca vingança contra o sertanista Domingos Jorge Velho, que matou sua mãe e a deixou para morrer. Em seu caminho, reis animais, caraíbas, a princesa devoradora de mulheres, o guardião dos pés virados, mboitatás e a irmã de seu pai, Maria Caninana. Cira e Domingos se encontrarão em Palmares, onde lutarão na guerra que derrubará o grande quilombo.

Clique aqui para fazer o download de trechos do livro “CIRA E O VELHO”.

AGENDA
Lançamento do livro “Cira e o Velho”, de Walter Tierno
Dia 22 de julho de 2010
Livraria Martins Fontes Paulista –
Avenida Paulista, 509 – a partir das 18h30.
Mais informações no site do livro: www.ciraeovelho.com.br

Anúncios

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: