NELSON DE OLIVEIRA RECEBE O PRÊMIO CASA DE LAS AMÉRICAS

O escritor Nelson de Oliveira é o vencedor nacional da edição deste ano do prêmio Casa de las Américas. Ele concorria com a obra Poeira: Demônios e Maldições na categoria Literatura Brasileira.

“O romance se destaca pela eficácia de sua estrutura, que propõe um diálogo entre o discurso do relato e um discurso de paisagens oníricas e níveis elaborados a partir de jogos radicais com a linguagem. Esta dualidade conduz o livro a uma posição renovadora que pretende mostrar o nuevo caminho da ficção tratando de enfrentar um mundo irreverente e caótico”, diz a justificativa do júri.

“O romance é movido pelo impulso da literatura de pensar a si mesma, de se colocar em uma posição de protagonista, de onde pode contemplar as próprias crises. Isso faz do território do livro uma zona de vertigem capaz de proporcionar ao leitor uma experiência cheia de interrogações e dúvidas”, segue o texto.

O júri é formado por Marcos de Moraes (Brasil); Trinidad Pérez (Cuba) e Ricardo Alberto Pérez (Cuba).  Os brasileiros Mariana Ianelli (com o livro de poemas Treva Alvorada) e Orlando Senna (com o romance Os Lençóis e os Sonhos) receberam menção honrosa.
>> REVISTA VEJA

Anúncios

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: